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26 de maio de 2010

Qual é a diferença?

Marketing e Relações Públicas, responsabilidade social, filantropia e compromisso social, são abordagens que exercem funções essenciais nas organizações. Porém, existem algumas diferenças que você precisa entender para ser um profissional qualificado em comunicação organizacional. Confira!

VOCÊ SABE QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ....

MARKETING E RELAÇÕES PÚBLICAS?

As relações públicas englobam a parte institucional e corporativa das organizações. Como atividade profissional pensam em estratégias comunicacionais de relacionamento, supervisionam e coordenam programas e comunicação com públicos e prevêem e gerenciam conflitos e crises que atingem as organizações. Já o marketing enfatiza o mercado, o produto ou o serviço e ainda a satisfação do consumidor a partir de modelos de competitividade para atingir objetivos econômicos. (Renata Bastos e Marcelo Costa)

O marketing trabalha o concreto, atende à demanda por determinados produtos, faz campanha de vendas. As relações públicas também se relacionam com os clientes, porém visam a consecução de valores intangíveis e para alcança-los, articulam áreas de interesse entre os públicos. Além de agregar valores, as relações públicas geram confiança à organização. (Eveline Ugalde)

Segundo Kunsch (2003), especialistas de marketing estão reconhecendo que a atividade de relações públicas vai muito além da simples divulgação ou promoção de produtos, serviços e/ou organizações. É de responsabilidade das relações públicas construir uma imagem positiva perante os públicos e a opinião pública. As preocupações das relações públicas ultrapassam os limites do mercado e dos produtos. Seu terreno é muito mais amplo que o de marketing, pois trabalha com as organizações na totalidade, além de enfatizar o lado institucional e corporativo das organizações. As relações públicas identificam os públicos, suas reações, percepções, desenvolvendo estratégias comunicacionais voltadas para o relacionamento entre os públicos e as organizações. (Leia Liberali)

RESPONSABILIDADE SOCIAL, FILANTROPIA E COMPROMISSO SOCIAL?

Responsabilidade Social é a preocupação das empresas com a sociedade, cuidando do meio ambiente, com investimentos na educação, por exemplo. Quando essas mesmas ações são realizadas com o propósito de promover a empresa e não de fato ajudar a sociedade, esta organização não exerce a filantropia. Já o compromisso social busca “ensinar a pescar sem dar o peixe”. É uma preocupação real com o bem estar da sociedade. (Rogério Correa)

Responsabilidade social é um estágio mais avançado no exercício da cidadania corporativa, ela está relacionada á consciência social e ao dever cívico, é uma ação coletiva, onde toda a empresa age em favor da cidadania, respeitando e estimulando a cidadania corporativa. Ao contrário das ações de filantropia, as ações de responsabilidade social necessitam de uma certa periodicidade, método e sistematização, ou seja, um gerenciamento dessas ações, que em geral buscam a sustentabilidade da sociedade e retorno econômico. A filantropia é uma “simples doação”, fruto da maior sensibilidade e consciência social do empresário. A filantropia não busca retorno algum, apenas um conforto moral e pessoal de quem pratica. (Mariana Magalhães e Julia Busanello)

RESPONSABILIDADE SOCIAL é o compromisso da empresa em contribuir com o desenvolvimento, o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos empregados, suas famílias e a comunidade em geral. Pode ser através de serviço comunitário e governamental, doações e controle ambiental. Faz parte da gestão das organizações.
FILANTROPIA é o ato continuado de doar dinheiro ou bens a favor de pessoas ou instituições que trabalham com causas sociais. Nas empresas é comum encontrarmos filantropia estratégica, onde adotam uma causa e destinam parte dos recursos.
COMPROMISSO SOCIAL é assumir de fato a prática responsável e comprometer-se com a melhoria da qualidade de vida das pessoas e a diminuição das desigualdades sociais. (Priscila Vidor)

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