Relações Públicas: um breve histórico
A atividade de relações públicas, como a conhecemos hoje, tem como princípio a promoção de diálogo entre diferentes públicos, porém é muito mais antiga do que se imagina, tendo em vista que acompanhava majestades e políticos, sob outras alcunhas como, por exemplo, "conselheiro". Além disso, para alguns, está relacionado à origem da necessidade humana de comunicar e à prática do bom relacionamento. Entretanto, essa atividade só começa a adquirir forma e recebe uma denominação no início do século XX, com o desenvolvimento do capitalismo, e se estrutura somente no pós-Segunda Guerra Mundial.
O surgimento da profissão, propriamente dito, é atribuido ao norte-americano Ivy Lee, que foi o pioneiro a utilizar princípios de RP, nos primeiros anos do século XX. No Brasil, em 30 de janeiro de 1914, a empresa canadense de eletricidade Light & Power Co. Ltd., hoje Eletropaulo Eletricidade de São Paulo S.A., criou um departamento de Relações Públicas, tendo à frente Eduardo Pinheiro Lobo, patrono da profissão no país. No entanto, apesar de algumas iniciativas anteriores, isoladas na esfera governamental, seu desenvolvimento só viria a ocorrer a partir da década de 1950. Em 1953, é inaugurado o primeiro curso de RP no Brasil.
No que diz respeito às competências do profissional, abre-se um leque de oportunidades. O Relações Públicas se ocupa da imagem de indivíduos e organizações, portanto pode atuar na promoção de ações para a valorização de empresas e marcas, atender a reclamações e solicitações de consumidores e, assim, melhorar a qualidade dos serviços e produtos oferecidos pela empresa, orientar personalidades sobre etiqueta e comportamento, criar canais de comunicação com os diversos públicos e divulgar os valores e políticas da organização, organizar eventos como palestras, exposições e recepções, realizar pesquisas de opinião pública, etc.
Hoje, em comemoração ao dia do Relações Públicas, queremos desejar que a nossa (futura) profissão cresça a cada dia, de forma que possa contribuir com a comunicaçao no mundo. Gostaríamos também de parabenizar todos os profissionais e estudantes da área, pois nós sabemos onde tudo começou e trabalhamos para o que está por vir. FELIZ DIA DO RELAÇÕES PÚBLICAS!